Uma das principais correntes de pesquisa sobre a origem do coaching baseia-se na simbologia da carruagem, do francês antigo coche, que indica transporte de usuário de um local para outro. Outra diz que surgiu na Hungria com a expressão Kocsiszeker ligada a um excelente produtor de carroagens, que era usado como modelo para distinguir bons professores.
No final do século XIX o termo coaching passa a ser ligado a um orientador particular que preparava alunos para avaliações, um professor sem vínculo com a instituição de ensino.
Esse termo passou a ser usado principalmente por franceses e espanhóis e posteriormente pelos ingleses.
Embora pesquisa bibliográficas mostram a utilização da nomenclatura do coaching sendo usado nas organizações desde o final do século XIX, é a partir de 1990 que teria surgido a possibilidade da relação de um funcionário da empresa com um profissional externo a organização.
Quanto as nomenclaturas do processo chamado coaching, temos o ser humano que contrata esse serviço chamado de coachee e o profissional que trabalha em prol do desenvolvimento do mesmo chamado de coach.
Os enquadramentos teóricos de referência que mais se aplicam para guiar o processo de coaching são: Aprendizagem vivência, Desenvolvimento de adultos, intervenções em sistemas sociais, psicodinâmica, inteligência emocional e modelagem de competências. Em síntese o coaching quer libertar o potencial do coachee para maximizar sua performance, não ensinando, mas contribuindo para o aprendizado.
Para alguns pensadores como Sieler, entende-se que o conhecimento cognitivo é estruturado em termos de ações e interações, e que nele há um processo de observação e de viver, então aplicando ao coaching, o coachee tem uma visão de mundo limitada e o papel do coach é fornecer um contexto seguro onde o cliente poderá se tornar um observador com a capacidade de agir de forma eficaz.
Podemos entender que o coaching é um acordo entre coach e coachee que busca melhorar o desempenho profissional ou a vida pessoal do cliente, que pressupõe um desenvolvimento que acontecerá na dimensão do autoconhecimento e da autoconsciência. Para Taie (2011) o Coaching é a arte e a pratica de inspirar, empoderar e facilitar o desempenho, aprendizagem e o desenvolvimento do coachee.
Esse processo basicamente ocorre através de questionamentos e desafios dados pelo coach que tenta levar os coachees à uma compreensão mais profunda e racional das suas verdades e crenças, sendo em primeiro lugar um caminho para estimular o aumento do desempenho individual.
Nos últimos anos o coaching tem sido beneficiado pela soma de outras ideias oriundas de outras áreas como: perspectiva humanista, abordagem comportamental, aprendizagem ou desenvolvimento de adultos, desenvolvimento cognitivo, psicologia positiva e abordagem sistêmica.